Quem sou eu
- Casimiro e Educação
- somos professores da escola Casimiro de Abreu, todos pedagogos.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Atividade 3.2 -Síntese do projeto
Síntese do projeto
Projeto MEU DIÁRIO DE FÉRIAS
Em Julho, será feita apresentação do projeto “Diário de Férias” com os alunos e responsáveis, cada professor será encarregado entregar o material a ser utilizado (planilha) para a sua turma, onde os alunos no decorrer das férias irão registrá-las através de desenhos e escritas de palavras e frases.
Ao retorno das férias será feito a socialização dentro das classes juntamente com os professores responsável, e serão desenvolvidas as seguintes ações: Recolhimento das fotos e planilhas; correção do material.
Este projeto será feito pelos os professores: Eloíza, Janete, Ismael, Valdenir e Colombo. E abrangerá as disciplinas história, geografia, português, artes e ciências nas séries iniciais ( 1º ano, 4º ano e 5º ano) da escola Casimiro de Abreu.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
ativ.3.1 Contextualizando a mudança - Da teoria à prática
Contextualizando a mudança - Da teoria à prática
A informática vem adquirindo cada vez mais espaço na educação. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. E como toda mudança, (essa não seria diferente) tudo isso causa insegurança para nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição ou a não adequação às novas tecnologias, fato este que deve ser discutido e analisado, pois o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco aquele profissional que concebe a educação como uma simples operação de transferência de conhecimento do professor para o aluno.
Vemos isso claramente na abordagem instrucionista, onde o uso do computador consistia simplesmente na informatização dos meios tradicionais de de instrução. No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem uma chance de construir o seu conhecimento. Essa reviravolta muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja alguma declaração explícita, venha a ser uma situação que surge naturalmente. Seria o essencial para todos nós!
Vemos isso claramente na abordagem instrucionista, onde o uso do computador consistia simplesmente na informatização dos meios tradicionais de de instrução. No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem uma chance de construir o seu conhecimento. Essa reviravolta muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja alguma declaração explícita, venha a ser uma situação que surge naturalmente. Seria o essencial para todos nós!
Ismael Pereira de Lima

NA VISÃO INSTRUCIONISTA O COMPUTADOR É USADO COMO UMA MÁQUINA DE ENSINAR, ENQUANTO NO CONSTRUCIONISMO O CONHECIMENTO ACONTECE DE UM MODO CONCRETO E PALPÁVEL.
VALENTE(1999) LEMBRA QUE A PRÁTICA OSCILA ENTRE DOIS EIXOS , ONDE HÁ SEMPRE UM EIXO PREDOMINANTE, O QUAL SE RELACIONA COM AS CONCEPÇÕES DO EDUCADOR SOBRE CONHECIMENTO, ENSINO, APRENDIZAGEM E CURRÍCULO.
EM MEUS 14 ANOS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA POSSO DIZER QUE SOMENTE AGORA É QUE DESPERTEI-ME PARA O MUNDO TECNOLÓGICO NA SALA DE AULA E ESTOU ADORANDO,SEMPRE LEVEI OS MEUS ALUNOS PARA ASSISTIR FILME NA SALA DE VIDEO MAS NEM SEMPRE ERA COM OBJETIVO CONCRETO ÀS VEZES ERA MAS COMO PASSA TEMPO, AGORA POSSO DIZER QUE ESTOU APRENDENDO A USAR A TECNOLOGIA A MEU FAVOR NA APRENDIZAGEM DOS MEUS ALUNOS.
Valdenir de Souza

Essa mudança ocorreu em minha prática pedagógica no começo usava-se somente a metodologia tradicional onde a transmissão de informação aos meus alunos ocorria somente por meio de livro textos, da exposição da professora, impondo e depositando informações onde hoje eu sei que tinha poucas chances de aprender tais informações.
Hoje como o construcionismo ganhou espaço em sala de aula e cabe a nós orientar nossos alunos para que eles possam ter acesso as informações em diferentes fontes, afim de atribuir-lhes significado e construir conhecimento.também estou utilizando alguns recursos tecnológicos em minhas aulas, (vídeos,CD,Dara show),pois auxiliam bastante a aprendizagem dos alunos através dos projetos que a escola vem desenvolvendo temos que interagir com eles, para termos um aprendizagem significativa.
MARIA JANETE DE LIMA BARROS

Eloíza conceião silva farias
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
2. 1 Conceituando hipertexto.
Conceituando hipertexto
Muitas pessoas, hoje, na Internet, passam horas e horas pulando de link em link atrás de coisas que lhes interessam. Isso é
hipertexto. É ótima ferramento no mundo virtual, com ela as buscas ficam rápidas e práticas. Como é bom estudar, aprendi coisa nova!!!
Ismael Pereira de Lima
HIPERTEXTO

VALDENIR
Hipertexto está
relacionado á própria evolução da tecnologia e vem auxiliando o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento ,quando acessamos um ponto determinado de hipertexto, outros que estão interligados também são acessados e hoje cada vez mais os computadores estão incorporando em todos os setores da sociedade.O hipertexto também tem o conceito de multimidia, ou seja diferentes midias:sons, animações, texto, video e foto.
MARIA JANETE DE LIMA BARROS

Eloiza conceicao silva farias
Ativ.0.2 Webquest sobre projetos de Aprendizagens
Webquest sobre projetos de Aprendizagens
Webquest é uma ferramenta que permite adquirir informação a partir da Internet com fins educativos, onde se envolve o professor e o aluno numa interação entre a informação filtrada pelo webquest e a utilização da mesma em contexto de sala de aula.
Ismael Pereira de Lima
* Web quet é uma metodologia usada nos processos educacionais com objetivo de ajudar na aprendizagem dos alunos de uma forma rica e simples na web.

* A Web quest foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com proposta de educadores de diversas partes do mundo.
* Essa metodologia de pesquisa na internet é voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.
* Uma Web quest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor com uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionado acerca do assunto.
* Pelo que entendi a Web Quest:
* Na prática pedagógica funciona como uma informação valiosa na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador da aprendizagem na qual reúne um grande conjunto de singnificados e conotações de acordo com os grupos de usuários. É também uma via de comunicação que permite estabelecer a cooperação e a colaboração entre um grande número de pessoas, grupos, comunidades a nível mundial.
* Em resumo a Web Quest é uma metodologia de ensino que visa promover o bom uso da internet entre os alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles.
* Quanto a minha avaliação sobre essa metodologia, olhando por uma visão geral posso dizer que essa metodologia é um recurso muito interessante e rico, portanto pretendo me informar melhor, ler mais e saber como é aplicada na sala de aula para iniciar cada trabalho de pesquisa, pois gosto muito de desafios e sou muito curiosa ambiciosa para adquirir mais conhecimentos para melhorar a minha prática pedagógica.
Valdenir de Souza
Para desenvolver o pensamento reflexivos e criticos e a criatividade.Observe bastante projetos poderemos aplicar com nossos alunos no dia-a-dia.
MARIA JANETE DE LIMA BARROS

Essas páginas na internet, juntamente com as novas tendencias tecnologicas facilitam as trocas de informações na parte educativa, assim podendo ser um meio interativo e ao mesmo tempo educativo de novos aprendizados e novos descobertas de ensino.
Eloíza conceicao silva farias
Atividade 01.03 Endereços de sites interessantes
Endereços de sites interessantes
http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm
http://http//www.vestibular1.com.br/ http://www.sitededicas.com.br/http://http//www.sobresites.com/pesquisa/pesquisa.htm
http://portacurtas.com.br/
http://coladaweb.com/.http://www.soportugues.com.br
http://gestarramilson.blogspot.com
http://www.somatematica.com.br
http://professoramarciadias.blogspot.com
http://lelipaz.blogspot.com/
http://www.historiadigital.org/.
http://www.filmeshistoricos.com/
http://profjjb.blogspot.com/
http://portal.fgv.br/
http://eloanja.blogspot.com/
http://casimiroeducacao.blogspot.com/
Galera do e-proinfo
Atividade 01.2 Quem sou eu?
Quem sou eu?
Olá pessoal!!!Meu nome é Ismael, estou no mundo desde 79, sou casado, tenho dois filhos "Abner e Tibni", sou licenciado em pedagogia e estou concluíndo especialização em psicopedagogia. Trabalhei na Escola Paulo Freire 12 anos, atualmente estou na rede pública estadual na Escola Casimiro de Abreu. Estou muito feliz de fazer parte desta turma, conquistar novas amizades, trocar experiencias e contribuir mais. Um abraço!!!
Ismael Pereira de Lima

Valdenir de Souza

MARIA JANETE DE LIMA BARROS
Casimiro de Abreu, moro em Nova Mamoré e estou aqui pra colaborar nas aula e aprender também , pois os dois sempre andam juntos.
Eloíza conceição silva farias
Atividade 01 QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ?
Quem sou eu como professor e aprendiz?
Nós, professores, sentimos falta de aprender, para entendermos melhor o ato de ensinar. Acredito que não basta saber como se constrói o conhecimento, precisamos dominar outros saberes da nossa difícil tarefa de ensinar. Precisamos saber o que é e, sobretudo, como aprender.
Particulamente como professor aprendiz sinto a necessidade de aprender, acho que nós professores não há tempo próprio para aprendermos, temos que estudarmos a vida toda. Viver a vida é uma aventura e ser professor nos dias de hoje é um desafio.
Por isso, temos que abraçarmos as oportunidades, trocar idéias, se for o caso mudar a metodologia e aceitar o novo. Abraço!!!
O professor hoje precisa ter uma visão de tudo que lhe rodeia, porque ele não é mais um mero transmissor de conhecimentos, na qual descarrega no aluno tudo que absorveu, sem se preocupar com a opinião do discente.
Sou uma uma professora que está sempre aprendendo alguma coisa no dia a dia e estou muito interessada em aprender as novas tecnológias para aprimorar minhas práticas na sala de aula e melhorar a aprendizagem dos meus alunos e está conectada com o mundo.
Eu como professora tenho que estar capacitada para a realidade a qual vivo. no meio de tantas transformações tecnológicas tenho que me dispor a aprender e buscar novo conhecimentos.
Ser aprendiz é encontrar o sentido no que se que se aprende.Segundo PERRENOUD,2.000."Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender[...].
O professor por muitas vezes se torna o próprio aprendiz, dentro de sala de aula, pois aprimoramos os conhecimentos a cada dia.
Nós, professores, sentimos falta de aprender, para entendermos melhor o ato de ensinar. Acredito que não basta saber como se constrói o conhecimento, precisamos dominar outros saberes da nossa difícil tarefa de ensinar. Precisamos saber o que é e, sobretudo, como aprender.
Particulamente como professor aprendiz sinto a necessidade de aprender, acho que nós professores não há tempo próprio para aprendermos, temos que estudarmos a vida toda. Viver a vida é uma aventura e ser professor nos dias de hoje é um desafio.
Por isso, temos que abraçarmos as oportunidades, trocar idéias, se for o caso mudar a metodologia e aceitar o novo. Abraço!!!
Ismael Pereira de Lima

Hoje ele precisa ter domínio do coteúdo e compeender de que forma a criança vai receber esse aprendizado. É necessário também que ele esteja sempre criando novas cituações de aprendizagem que favoreça a copreensão do aluno em encontrar um sentido para aquilo que está aprendendo.
As tecnologias e as mídias estão no auge nas escolas, então o professor hoje precisa conhecer e saber manusear esses equipamento e integrar no processo ensino-aprendizagem.
Agora falando como professor aprendiz , em meio a esse turbilhão de novidades com as tecnologias na educação confesso que às vezes me sinto meio perdida, mais como ja disse gosto de encarar desáfios. Para tornar minhas aulas mais dinâmica estou sempre a busca dos conteúdos inovadores que favoreçam alcansar o objetivo de uma forma mais rápida com os meus alunos.
Valdenir de Souza

MARIA JANETE DE LIMA BARROS

Ser aprendiz é encontrar o sentido no que se que se aprende.Segundo PERRENOUD,2.000."Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender[...].
O professor por muitas vezes se torna o próprio aprendiz, dentro de sala de aula, pois aprimoramos os conhecimentos a cada dia.
Eloíza Conceição silva farias
Assinar:
Postagens (Atom)