Quem sou eu

Minha foto
somos professores da escola Casimiro de Abreu, todos pedagogos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ativ.3.1 Contextualizando a mudança - Da teoria à prática

Contextualizando a mudança - Da teoria à prática
A informática vem adquirindo cada vez mais espaço na educação. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. E como toda mudança, (essa não seria diferente) tudo isso causa insegurança para nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição ou a não adequação às novas tecnologias, fato este que deve ser discutido e analisado, pois o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco aquele profissional que concebe a educação como uma simples operação de transferência de conhecimento do professor para o aluno.
Vemos isso claramente na abordagem instrucionista, onde o uso do computador consistia simplesmente na informatização dos meios tradicionais de de instrução. No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem uma chance de construir o seu conhecimento. Essa reviravolta muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja alguma declaração explícita, venha a ser uma situação que surge naturalmente. Seria o essencial para todos nós!
 
Ismael Pereira de Lima

PARA FAZER UM BREVE RESUMO DOS USOS DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS QUE INICIOU-SE NOS ANOS 80 NAS ESCOLAS BRASILEIRAS COMO PROJEJO PILOTO EM DISCIPLINA EXTRACURRICULARES E EM HORÁRIOS DIFERENTE, EM SITUAÇÕES QUE ERA POSSÍVEL OBSERVAR DUAS ABORDAGENS BEM DISTINTAS QUE SÃO: INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA.
NA VISÃO INSTRUCIONISTA O COMPUTADOR É USADO COMO UMA MÁQUINA DE ENSINAR, ENQUANTO NO CONSTRUCIONISMO O CONHECIMENTO ACONTECE DE UM MODO CONCRETO E PALPÁVEL.
VALENTE(1999) LEMBRA QUE A PRÁTICA OSCILA ENTRE DOIS EIXOS , ONDE HÁ SEMPRE UM EIXO PREDOMINANTE, O QUAL SE RELACIONA COM AS CONCEPÇÕES DO EDUCADOR SOBRE CONHECIMENTO, ENSINO, APRENDIZAGEM E CURRÍCULO.
EM MEUS 14 ANOS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA POSSO DIZER QUE SOMENTE AGORA É QUE DESPERTEI-ME PARA O MUNDO TECNOLÓGICO NA SALA DE AULA E ESTOU ADORANDO,SEMPRE LEVEI OS MEUS ALUNOS PARA ASSISTIR FILME NA SALA DE VIDEO MAS NEM SEMPRE ERA COM OBJETIVO CONCRETO ÀS VEZES ERA MAS COMO PASSA TEMPO, AGORA POSSO DIZER QUE ESTOU APRENDENDO A USAR A TECNOLOGIA A MEU FAVOR NA APRENDIZAGEM DOS MEUS ALUNOS.
Valdenir de Souza

O uso de tecnologia iniciou-se como projetos, usando o computador em atividades extracurriculares e as práticas que eram instrucionista,na qual o computador era usado como máquina de ensina; ou construcionista, por meio do qual o aluno constrói por meio do computador o seu próprio conhecimento.
Essa mudança ocorreu em minha prática pedagógica no começo usava-se somente a metodologia tradicional onde a transmissão de informação aos meus alunos ocorria somente por meio de livro textos, da exposição da professora, impondo e depositando informações onde hoje eu sei que tinha poucas chances de aprender tais informações.
Hoje como o construcionismo ganhou espaço em sala de aula e cabe a nós orientar nossos alunos para que eles possam ter acesso as informações em diferentes fontes, afim de atribuir-lhes significado e construir conhecimento.também estou utilizando alguns recursos tecnológicos em minhas aulas, (vídeos,CD,Dara show),pois auxiliam bastante a aprendizagem dos alunos através dos projetos que a escola vem desenvolvendo temos que interagir com eles, para termos um aprendizagem significativa.
MARIA JANETE DE LIMA BARROS
Hoje em dia os alunos estão inseridos no mundo digital utilizando a mídia na escola, o uso é fundamental sendo um novo aprendizado, a nossa realidade ajuda na construção individual dos alunos. As curiosidades que os alunos têm, muito usam fazem pesquisas para tirarem suas dúvidas e a busca de novos conhecimentos e notícias atualizadas.Procuro sempre passar pesquisas aos alunos, que tal traz proveitos como interação com o mundo real e novos conhecimentos.
Eloíza conceião silva farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário